21 de maio de 2010

Receita de Cupcake...


Há umas semanas atrás postei um artigo sobre cupcakes, e algumas amigas me mandaram receitas bem legais ! Resolvi publicar esta abaixo pois achei mais fácil para começar !! Ainda não tive tempo de fazer, mas quem sabe neste fim de semana me dedico a cozinhar !!!! hehehe..... Beijos a todos e bom cupcake !!


Ingredientes do Cupcake: (rende cerca de 23 Mini-Cupcakes)
125 g de farinha de trigo
125 g de açúcar
125 g de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Essência de baunilha
2 colheres (sopa) de leite

Modo de Fazer-Cupcake:
Bata à mão (ou na batedeira) todos os ingredientes, com exceção do leite que deve ser adicionado somente após a mistura estar homogênea. Disponha forminhas de papel em assadeiras próprias para muffin/cupcake ou forminhas de empada acondicionadas em uma assadeira maior. Preencha cerca de 1/3 da capacidade da forminha com massa e leve ao forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 15 -20 minutos. Deixe esfriar.

Ingredientes da Ganache:
250 grs de chocolate ao leite
250 grs de chocolate meio amargo
300 grs de creme de leite
3 colheres de conhaque
Decoração:
Morangos cortadas na metade

Modo de Fazer- Ganache :
1. Corte a barra de chocolate meio amargo e ao leite em pedaços grandes e coloque em uma vasilha própria para microondas.
2. Derreta (sempre) em potência média (potência 5) por cerca de 2-3 minutos. Misture bem o chocolate, até que este esteja completamente derretido.
3. Adicione o creme de leite e o conhaque.
4. Misture com o auxílio de um fouet, até que esta esteja homogênea e brilhante. Aplique a ganache sobre o bolinho, com o auxílio do saco de confeiteiro.

Outra opção bem legal é a cobertura de glacê real:
 
Ingredientes do Glacê Real:
300 g de açúcar de confeiteiro
02 claras
Suco de limão (cerca de meio limão)
Modo de Fazer:
Bata o açúcar de confeiteiro e as claras até obter uma mistura homogênea. Adicione as gotas de limão, sem parar de bater. Caso o glacê fique muito líquido (se começar a escorrer muito na hora de aplicá-lo é sinal que não está no ponto), acrescente um pouco mais de açúcar de confeiteiro. Com o auxílio de uma colher, aplique a cobertura sobre o cupcake frio e decore a gosto. Agora é só ter um pouquinho de paciência para a cobertura de glacê endurecer.


Um comentário:

Ruana e Layane disse...

Moro em Imperatriz no Maranhão, e aqui eu faço o cupcake com aquelas massas prontas da Donabenta, fica mais fácil pra mim, e rende em torno de 35 bolinhos. Mas tem um porém, quando for colocar nas forminhas , coloque 1/3 pq ele cresce bastante.